Esquema do Itinerário:
SEXTA
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SÁBADO
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DOMINGO
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MANHÃ
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Ø Grupo "Congos de calçola"
(Ponta Negra)
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Ø
Pium
Ø
Museu do Homem Missionário Potiguar
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Ø Pirangi
Ø Cajueiro
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TARDE
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Ø Almoço
Ø Trabalho de Renda (Rendeiras)
Ø Morro do Careca (ambos em Ponta Negra)
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Ø
Almoço em Pium
Ø Ponta do Flamengo (Búzios)
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Ø
Almoço em Pirangi
Ø
Práticas Esportivas (Esporte náutico e pesca)
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NOITE
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Ø Vogue
Natal
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Ø Donana
Pub
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Ø Casa
Nova - EcoBar
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Conheça um pouco sobre nossos destinos:
Casa Nova Eco Bar:
A sustentabilidade também chegou ao universo da diversão em Natal.
Inaugurada em 2010, a casa nova – Eco Bar faz
reaproveitamento de água e utiliza energia solar para a iluminação, além de dar
preferência aos ingredientes orgânicos no preparo dos petiscos. O agradável
de que, na parte da frente, permite acompanhar o movimento da Avenida Senador
Salgado Filho. Nas noites de quinta a sábado, há apresentações ao vivo
(rock'n'roll e MPB). Da cozinha, saem tira-gostos como filé de camarão
empanado, acompanhado de macaxeira, tempurá de cebola e caldo verde com crispy
de couve servido com torradinhas. Entre as bebidas, figuram cervejas Original e
Therezópolis Gold e vodca francesa Cîroc.
Vogue Natal:
A VOGUE NATAL, desde 1997, surgiu com o intuito de criar um
novo conceito de entretenimento, com uma
proposta inovadora de tornar a noite Natalense mais atrativa. O
sucesso é uma marca que anda junto com a nossa história, e esse sucesso
está relacionado ao trabalho realizado com responsabilidade, qualidade,
segurança, acessibilidade aprovada pelo MP, programações diferenciada e vários
outros motivos que faz com que ela cresça a cada dia!
De acordo com o site da Vogue o “line-up é composto por DJ’s, Bandas, Shows,
Gogo Dancers, e muito mais, porque a sua diversão é nossa obrigação!”
Donana Pub:
Se a sua praia é boa música, acompanhada de boa companhia
para descontrair, seu lugar é aqui: um espaço aconchegante, sempre regado às
melhores bebidas no clima certo.
O Donana Pub abre as portas todos os dias, à partir das 18h
para você desfrutar bons momentos de lazer. No cardápio de petiscos, são
diversas as opções entre carnes, aves, saladas e frutos do mar. Uma casa única,
com iluminação super agradável e itens de decoração que são um charme à parte. Tudo
planejado para você aproveitar o melhor da noite que apenas começa...
PRAIAS:
O Projeto do SEBRAE RN – Caminhos de
Pium
O projeto
Caminhos de Pium uma iniciativa do SEBRAE NATAL/RN, iniciado em 2013 com
intuito de fomentar e desenvolver a economia de pequenos micros empresários da
região de Pium. Essa comunidade localizada na entrada do litoral sul de Natal
lá pode ver toda uma diversidade de história, gastronomia, aventura e natureza
pura. Esse projeto foi inicialmente inaugurado para empresas do segmento
turístico como caso, as agências de viagens e turismo, com objetivo de fazer
laços de parcerias para captação de trabalhos e pacotes com as empresas da
comunidade de Pium. Mauricio membro do grupo teve a possibilidade de conhecer
de perto esse projeto, uma vez que, citado algumas vezes, Pium ainda se
encontra em fase de desenvolvimento turístico, tanto por empresas locais quanto
pela iniciativa de atrair pessoas e turistas para aquela região localizada a
uma distancia de 2km do litoral sul de Natal, essa por sua vez, pode ser uma
das causas do desconhecimento desse projeto e desse roteiro que lá se exerce.
Porque Pium? O nome vem de origem indígena, nome de rio pequeno povoado e
também nome de muitos caminhos de sossego, a contemplação natural, a
valorização das coisas simples. Em Pium, distrito do município de
Parnamirin/RN, encontra-se uma área verde pouco habitada, local exato para quem
busca sossego e tranquilidade, ou algo diferente de uma cidade grande, essa correlação
junto ao município do Natal (por se tratar de uma massa forte de turismo
regional dentro do estado do Rio Grande do Norte), pode ser um diferencial para
o Roteiro que se busca exercer para o publico gay, outra faceta de turismo,
algo natural e calmo, mas que se têm suas belezas, seu charme e suas essências,
além de um turismo de sol e mar. Artistas culinaristas, artesãos, terapeutas,
resort, educadores e pessoas nativas e do mundo, buscam ali em Pium para sua
habitação e desenvolvimento econômico de modo profissional. Tratando-se de
cultura para o nosso principal objetivo, poucos conhecem, mas em Pium na década
de 50 foi colonizada por japoneses recém-chegados de seu berço oriental, e
acolheram aquela região para sua vida habitual, como exemplo a família Matsunae
que oferece em sua moradia em uma visitação, chás de orquídea com um bolo
regional para contar toda sua historia oriental e também o porquê da escolha da
região. O museu do Homem Missionário Potiguar, podemos ver a história nata da
comunidade, que em um espaço de 10 hectares com
suas casas com fachadas do século XVII e XVIII, contam uma rica
variedade histórica dos processos de aldeamento da região, atualmente conta com
uma oficina de restauração de imagem, santos e altares religiosos. Encontramos
na região grupo espiritualidade, que não busca em nenhuma religião especifica,
mas cultua a energização espiritual e trabalha com todos os membros familiares
de crianças a idosos, bastante comum em visitas naquela região abordada. Em
linhas gerais os benefícios de Pium para o nosso roteiro como forma de cultura,
busca uma forte ligação de algo desconhecido por muitos que ali tem a oferecer,
não somente ao publico gay ligado diretamente, mas para todos os amantes de
descobrir algo ainda escondido e que está despertando aos poucos, como uma flor
ao desabrochar. Nossa proposta dessa junção de traços de uma comunidade
curiosa, com o publico alvo, tem laços culturais como algo diferente do que já
é conhecido em Natal, daquele turismo de aventura em Dunas e do famoso tour em
praias urbanas, trazendo assim um olhar mais inciso de turistas gays, ao
contemplar boas historias e uma bela natureza verde para desfrutar em um bom
final de semana.
O Publico
Alvo
O consumidor homossexual se assemelha ao heterossexual, o que leva a
muitos profissionais de marketing a acreditar que o publico GLS não constitui
um segmento de mercado, já que não possui um comportamento de compra homogêneo.
Apenas homossexuais que adotam uma identidade gay teriam essa cultura de
consumo similar, constituindo assim, um segmento de mercado especifico. Segundo
André Fischer (colunista da Folha de SP e ativista da comunidade gay), esse
segmento se difere dos outros, basicamente, pelo fato de ter maior renda
disponível e usa-la para seu entretenimento. Existe uma parcela significativa
dessa comunidade que se diverte viajando, comendo fora, indo a clubes e
consumindo moda. De acordo com pesquisas
realizadas por Franco Reinaudo, autor de livros sobre Mercado GLS, no Brasil
são cerca de 18 milhões de gays e lésbicas economicamente ativos, o que gera um
potencial econômico de ao menos 111 bilhões de dólares anuais. Apesar de
mostrar números sabemos que ainda é pouco, relacionando a falta de informação,
e também ao grau de tolerância que ainda não foi atingido pela população
brasileira. Ressaltando que consumidores gays, são consumidores exigentes,
especialmente no que se refere ao atendimento, possuem uma bagagem maior de
informações para escolhas de consumo do que a média da população, e cada vez mais
ganha ganham destaques sociais dentro de uma comunidade heterossexual
imperialista. Franco Reinaudo também é presidente da ABRAT-GLS, e destaca que
um dos fatores principais é que casais gays não têm filhos, então, os gastos
que teriam com fraldas, escolas, saúde privada e boa formação social com uma
criança, são revertidos para cultura, lazer e turismo. Seria o mesmo perfil de
um casal heterossexual sem filhos. Franco ainda garante que os turistas gays
gastam em média 30% a mais que os turistas heterossexuais, facilitando esse
poder de crescimento de consumo, e visão para empresas privadas como forma de
fomento no mercado. Com base ainda em números, o presidente da ABRAT-GLS mostra
que 10% da população brasileira (18 milhões de gays) são homossexuais, e sendo
esses, 57% tem nível superior de ensino, 40% ensino médio, e 3% ensino
fundamental, 36 % são da classe econômica A, 47% são da classe econômica B, e
16% da classe econômica C. Em desfecho, com base nesses dados fundamentais para
nossa escolha de criação de um roteiro que ligue o sol e mar, e o cultural
dentro da região de Natal e o distrito de Pium, vem ainda mais crescer, com um
publico que sabemos que se trata de boas escolhas, uma bagagem de cultura e
economia para sustentar nossa confiança do roteiro, e em relação ao atendimento
para ser exercido, total confiança e credibilidade em nosso trabalho e
potencial.
Praia de Ponta Negra:
A praia de Ponta Negra é uma famosa praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal/RN. Tem cerca de 4 km de extensão e pode ser considerada uma pequena baía. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da avenida Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.
Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, frequentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeados por barracas).
A noite em Ponta Negra é agitada, entre os atrativos, são as ruas com vários bares e discotecas para animar os turistas e visitantes, além do tradicional forró pé de serra, dança tipicamente nordestina.
Praia de Pirangi:
Praia de Pirangi é uma praia no litoral do Rio Grande do Norte, dividida pelo Rio Pirangi em Pirangi no Norte e Pirangi do Sul. A praia "do norte" está localizada no município de Parnamirim, e a "do sul" no município de Nísia Floresta. Pirangi do Norte é a mais procurada pelos natalenses no verão, especialmente em sua maioria, pela grande massa de adolescentes e jovens de classe média alta que ali passam o chamado veraneio. É a que tem mais infra-estrutura em relação a Pirangi do Sul e é a mais badalada já que nela se encontram bares e casa de shows mais famosa do estado, o Vila Folia/Circo da Folia, onde grandes bandas de axé, forró e rock se apresentam. É nesta praia que se localiza o maior cajueiro do mundo, por isso, recebe uma grande gama turística.
Praia de Búzios:
A Praia de Búzios permanece ao município de Nísia Floresta, RN; É onde grande parte da população de Natal (capital do estado) passa suas férias de verão. Grande parte de sua costa é marcada por ondas fortes e perigosas, possui também uma calma enseada, apropriada para o banho e para a prática do Windsurf e Kitesurf. Suas dunas são utilizadas por praticantes de Sandboard e para passeios e Buggy.
Considerações Finais:
Este blog foi produzido com fins acadêmicos por universitários do segundo período do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como um dos elementos de avaliação da disciplina Elementos do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Brasileiro. O blog não tem laços políticos e religiosos, e nem formação de opinião. É baseado em informações da internet e sites oficiais dos estabelecimentos apresentados.
Integrates do grupo: Alexandra Karol'anne Costa Magalhães; João Paulo da Silva Gonçalo; Karine Luise Lopes de Sousa; Maurício Sequeira Maia dos Santos; Ramon Porfírio Franco da Silva.
Docente: Prof. Francisco das Chagas Fernandes Santiago Junior.
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